4 Tipos de pães mais indicados para quem quer emagrecer

Diversas dietas excluem os pães do cardápio por serem ricos em carboidratos, mas será mesmo que não devemos consumir esse tipo de alimento para conseguir emagrecer?

Os carboidratos são essenciais para o nosso organismo ter energia para as atividades diárias. Portanto, esse macronutriente é nosso combustível. Manter os pães em sua rotina alimentar, desde que sem grandes excessos, não impedirá o seu emagrecimento.

Entretanto, há diferenças entre os tipos de pães. Alguns podem ser mais benéficos para a perda de peso e saúde. Deseja saber quais são os tipos de pães mais indicados para quem quer emagrecer? Continue conosco. 

Preciso deixar de comer pão para emagrecer?

Algumas dietas, como a low carb e a cetogênica, permitem baixo consumo de carboidratos. Por causa disso, os pães são evitados ou excluídos do cardápio de quem é adepto a elas.

Será que restringir esse tipo de alimento é realmente uma boa opção? A nutricionista e doutora em endocrinologia Sophie Deram menciona em seu livro “O Peso das Dietas” que fazer dieta restritiva é uma das coisas que mais assustam e estressam seu corpo e seu cérebro”.

Você não precisa retirar o pão da sua alimentação para conseguir emagrecer. Para atingir seus objetivos, o ideal é ter acompanhamento com um nutricionista para fazer uma reeducação alimentar e com um educador físico para a prática de exercícios.

Quais são os tipos de pães que posso consumir para emagrecer?

Um alimento não tem o poder de emagrecer ou engordar. O que conta de fato para o seu emagrecimento é a sua rotina alimentar.

É interessante considerar no momento de escolher o tipo de pão para consumir o seu gosto, além da qualidade do produto e seus benefícios.

Talvez sua vontade seja de comer um pãozinho francês e está tudo bem consumi-lo. O importante é melhorar seus hábitos e moderar na dieta, buscando alimentos que tenham mais qualidade e não fazendo restrições.

Entretanto, alguns tipos de pães são feitos com farinhas diferentes ou com sementes adicionadas que podem colaborar de formas variadas com o seu organismo. Veja, a seguir, quatro opções desse alimento.

1. Pão integral

Os pães feitos a base de farinha integral possuem mais fibras, vitaminas e minerais. Não há uma grande diferença calórica em relação ao produzido com farinha branca, mas ele oferece uma saciedade maior.

Produtos integrais são ingeridos de forma lenta pelo nosso organismo, fazendo com que o açúcar seja liberado de forma gradual. Você consumirá menos quantidade, além de demorar um pouco mais para sentir fome novamente.

Alimentos produzidos com farinha integral também são benéficos ao intestino. Por possuir fibras, eles diminuem o risco de constipação e colaboram para o bom funcionamento desse órgão.

2. Pão com aveia

Sendo uma opção rica em fibras, ferro, magnésio, zinco e cobre, os pães feitos com base de aveia são ótimos para lanches de pré-treino. 

A aveia é rica em beta-glucana, uma fibra solúvel. Ela ajuda a atrasar a absorção de glicose, gerando mais saciedade. 

3. Pão com linhaça

Os pães que são produzidos com linhaça são ricos em fibras, gorduras boas e ômega 3 e 6.

A semente da planta do linho é antioxidante. Portanto, ela ajuda a proteger as células sadias do seu organismo.

O consumo de pães de linhaça melhoram a prisão de ventre, ajudam a diminuir o colesterol e a controlar a quantidade de açúcar no sangue.

4. Pão com gergelim

As sementes de gergelim não funcionam apenas como decoração nos pães. Elas também são ricas em fibras, possuem gorduras boas que ajudam na prevenção de problemas cardiovasculares e são um anti-inflamatório natural.

Consumir pães com esse tipo de semente é uma boa forma de estar mais saciado e cuidar da saúde. Ela possui um alto teor de ferro, zinco e fósforo.

Na Master Alimentos, você encontra todas essas opções de pães que podem lhe ajudar no processo de emagrecimento. Além disso, temos a linha Integralissimus, com uma variedade de bolos integrais, feita especialmente para quem busca produtos benéficos à saúde e gostosos.

Atenção para a lista de ingredientes

Há uma grande variedade de pães no mercado. Entretanto, é interessante olhar a lista de ingredientes para escolher a melhor opção.

Para agilizar o processo, e não precisar entender todas as informações presentes nos rótulos dos pães, dê preferência a produtos que tenham menos ingredientes nas listas e nomes mais comuns.

Prefira sempre pães com ingredientes selecionados e de qualidade, nutritivos, saborosos e fresquinhos, como é o caso dos produzidos pela Master Alimentos.  

Quais são as vantagens de incluir pães na dieta?

Para muitos, comer pães nos cafés da manhã e da tarde é uma tradição, assim como no lanche, almoço ou janta.

Além de ser um alimento gostoso, é um opção de fácil acesso e consumo, possuindo diversos benefícios para a saúde e o bem-estar.

O consumo de produtos com carboidratos é importante para termos energia. Entretanto, incluir pães na rotina alimentar também possui outras vantagens, como:

  • proporcionar a formação de serotonina (hormônio da felicidade);
  • é uma fonte de vitaminas, como as do complexo B;
  • fornecer fibras;
  • contribuir para a saciedade;
  • oferece uma diversificação na forma de consumir.

Agora você já conhece quatro tipos de pães que são mais indicados para quem quer emagrecer. Com leveza, ajuda de profissionais qualificados e paciência, você consegue chegar no seu objetivo sem precisar abrir mão de alimentos que ama.

Gostou desse artigo? Continue nos acompanhando para ter mais informações sobre pães e kits corporativos.

Artigos Relacionados

Precisa de ajuda?